quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Carnaval 2013


O carnaval já está nas ruas! Máscaras são as queridinhas dos foliões

Máscaras são os apetrechos mais procurados pelos foliões no carnaval (Foto: Mais Você / TV Globo)
 O carnaval ainda não começou, oficialmente, mas os blocos já estão pelas ruas e as fantasias são as mais variadas possíveis - caubói, bruxa, bobo da corte. Sempre tem uma fantasia ou uma máscara de alguma personalidade que marcou bastante o último ano. Geralmente, as máscaras de políticos são as que mais fazem sucesso.                     O rosto que está em todos os bloquinhos de carnaval, sem dúvida, é do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.                                                                                    É isso mesmo! Neste ano, o excelentíssimo Ministro superou a “fama” de muita gente poderosa, como do presidente dos Estados Unidos Barack Obama e sua esposa, Michelle, do craque Neymar e até do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Roussef. “Quem vende mais aqui é esse (Joaquim Barbosa). A máscara chega, compram 100, acaba, e esses outros ficam. Tem que repor toda hora essa máscara”, apontou o vendedor Gilvan dos Santos.
Saiba como as máscaras são confeccionadas
Visitamos a fábrica de máscaras, localizada no Rio de Janeiro, que há 54 anos é responsável por abastecer muitas lojas da cidade. Chegam a ser fabricadas até 4 mil por dia! A dona da fábrica, Olga Valles, contou que essas máscaras de políticos sempre fizeram sucesso por lá: “Depois da Ditadura, que começamos a fazer máscaras de políticos, sempre fazem sucesso”.
Pode até se dizer que essas máscaras são obras de arte, pois o processo de fabricação chega a ser artesanal. “Todas as máscaras na fábrica começam na argila. É um processo de modelagem tradicional que começa na argila e depois vira gesso”, explicou Sérgio Arbuza, o artista plástico responsável pela modelagem das peças.
Sérgio também ensinou como acontece o processo de escolha dos personagens e a modelagem das máscaras: “A gente escolhe o personagem retratado e aí eu tenho que procurar informação. E nessa procura, eu escolho também a expressão que eu vou retratar nela".
                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário